APRESENTAÇÃO INFORMAÇÕES SIGA-NOS
ÍNDICES DA REVISTA














Norma Editorial

Âmbito editorial
A Revista Multidisciplinar CEsP pretende responder a dois desafios: incluir na revista pesquisas e trabalhos ciêntíficos que, de um modo geral, incluam artigos, ensaios ou resenhas que vão para além do campo disciplinar a que pertencem.

Periodicidade
A Revista Multidisciplinar CEsP publica semestralmente. No entanto, a referida periodicidade de publicação não inibe a possibilidade de publicação de edições especiais, quando se justificar.


Línguas de publicação
Os textos poderão ser apresentados em português e em inglês.


Processo de Avaliação Pelos Pares
Os manuscritos recebidos pela Revista Multidisciplinar CEsP são submetidos pelo processo de revisão por pares. Após notificação das submissões, o corpo Editorial verifica a possibilidade de plágio, a relevância e a adequação a uma das linhas da revista, e posteriormente encaminha o manuscrito para revisão. Os manuscritos são enviados para avaliação sem a identificação da autoria. O processo de avaliação cega dos manuscritos envolve a consulta de 2 ou 3 avaliadores de acordo com a área de conhecimento do manuscrito enviado. São avaliadores os especialistas externos/independentes e os membros do Conselho de Arbitragem. Os pareceres dos avaliadores são enviados aos autores, para possível reformulação. Após confirmação das alterações solicitadas, passarão pelo processo de revisão textual e de adequação às normas adotadas pela revista antes de serem enviados para a publicação. Os critérios estabelecidos para avaliação dos trabalhos são os seguintes: Aprovado com poucas alterações a efectuar; Aprovado com muitas alterações a efectuar; Corrigir e reenviar para nova avaliação e; Rejeitado.


Declaração Ética e Boas Práticas Editoriais
A Revista Multidisciplinar CEsP tem o compromisso com a ética e qualidade na publicação. Apoiamos padrões de comportamento ético esperado para todas as partes envolvidas na publicação na revista. Dado que a revista adere às directrizes de boas práticas para publicações do Comité de Ética em Publicações (COPE). Ferramentas específicas na detecção de plágio, como: Copyspider, Plagium etc. monitorizam a originalidade e controlam o plágio. Esta revista adere ao compromisso absoluto de não publicar qualquer obra que tenha componente de plágio ou fraude. Nos casos dos manuscritos identificados com plágio ou inclua conteúdo fraudulento, são imediatamente rejeitados.


Política de Acesso Livre
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Não são cobradas taxas pelos encargos de submissão, revisão por pares, publicação e distribuição ou disponibilização na internet. Os artigos podem ser baixados, impressos, lidos, citados sem nenhum custo.


Processo de Arquivamento dos Artigos
A Revista Multidisciplinar CESP pretende utilizar a plataforma ZENODO para armazenar e conservar todos os trabalhos publicados.


Direitos de Autor
O autor tem o direito de ser informado sobre o processo editorial do seu manuscrito em todas as fases da publicação. O autor detém os direitos autorais e concede à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC-ND 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais ou nos seus próprios sítios da internet.


Responsabilidades dos Autores
É responsabilidade dos autores verificar se o conteúdo do seu manuscrito é original e que todas as afirmações, ideias e resultados de outras fontes estejam citados adequadamente. Efectuar as correções no manuscrito com base nos comentários dos revisores e editores.


Responsabilidades dos Revisores
Revisar os manuscritos com rigor científico e normas éticas. Cumprir com os prazos estipulados para a revisão dos manuscritos. No caso de haver impossibilidade de revisar o manuscrito, deverá informar atempadamente aos editores, caso haja semelhança substancial do manuscrito com qualquer outra obra já publicada devera informar aos editores. Deverá garantir a confidencialidade do processo de revisão dos manuscritos; sempre que houver algum conflito de interesse, seja qual for a natureza, deverá abster-se da revisão do manuscrito, comunicando aos editores sobre a impossibilidade de revisar.


Resolução de Conflitos
Qualquer conflito será resolvido pelo comitê editorial.


Renúncia
O conselho editorial da Revista Multidisciplinar CEsP não é responsável pelo conteúdo, nem pelas opiniões expressadas pelos autores nos seus manuscritos publicados na revista. As correções do manuscrito são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Números em texto integral
  • 2020
  • 2023
  • Subscreva-se

    Subscreva-se na Revista Multidisciplinar CESP e receba um e-mail a cada nova publicação para que esteja sempre actualizado